Bem, continuando minhas postagens de assuntos aleatórios, hoje decidi escreve um tópico a respeito de um problema que tenho convivido nos últimos dias, Seguro Automotivo.
Troquei de carro recentemente, o primeiro que coloquei em meu nome, e assim como o carro o seguro também foi o primeiro em meu nome. Ai começou meu pesadelo!
Primeiramente, como bom preguiçoso que sou, deixei a cargo da seguradora parceira da concessionária fazer a busca pelo seguro, ai veio a primeira surpresa, primeira avaliação do seguro 9% do valor do carro!! Isso mesmo 9% do valor do carro, para ser mais preciso 8.9%. Perguntei a corretora o PORQUÊ do valor exagerado, sendo que a média do mercado para meu veículo é de 3%, ela me disse que havia realizado a pesquisa em várias seguradoras, mas meu perfil é considerado de risco para a seguradora.
Bem vamos a análise, tenho mais de 10 anos de carteira de motorista, os quais sempre tive veículo. Próximo aos 30 anos, solteiro, utilizo o carro para ir ao trabalho. Moro em um bairro relativamente seguro, em casa em condomínio fechado, tenho garagem em casa e no trabalho. Fim da análise! E quanto aos outros fatores relevantes, que tenho um relacionamento estável a mais de 3 anos, que não saio, não frequento ambientes perigosos, não faço muitas viagens, que moro a 2 km do trabalho, que todo o trajeto possui boa pavimentação. Que o fato de eu ser solteiro não me torna mais irresponsável!
Então resolvi fazer uma busca em outras seguradoras, primeiramente a mais simples, fiz uma simulação no bankline em que sou correntista. Para minha surpresa o seguro completo, mesmo sem entrevista apenas preenchendo a ficha que o banco exige, sairia 5,5% do valor do carro. Então resolvi pesquisar mais a fundo a respeito e com isso surge um outro fator importante, não mencionado pela corretora, que existe a possibilidade de transferir a classe de bônus do seguro anterior para meu o seguro atual, mesmo a apólice do seguro anterior não estando em meu nome. Isso não é regra, mas hoje em dia a grande maioria das seguradoras aceitam.
Mas afinal de contas, o que é essa bendita classe de bônus. É uma espécie de gratificação para o bom motorista, ela aumenta conforme os anos de seguro assim como para idade do motorista, e diminui conforme o número de sinistro registrados junto a seguradora.
Então lá vou eu, entro novamente no site do banco, e faço uma nova simulação, agora somando a classe de bônus transferida de minha seguradora anterior, novo valor 3.5% do valor do carro!
As coisas começaram a melhorar ... minhas expectativa aumentam, mas resolvo ser paciente e entrar em contato com outros corretores (enquanto isso o carro estava na concessionária, esperando ser segurado. Como diz o ditado, o seguro morreu de velho). Ligo para vários corretores, mas para minha indignação corretores de seguro não trabalham aos sábados! Sinceramente, com a quantidade de dinheiro que eles ganham eu também não trabalharia. Espero até segunda-feira, no primeiro horário ligo para 3 corretores e agendo um horário para realizar uma cotação....
Bem, resumo da história, no final das contas vou pagar 3.5% do valor do carro e vou ter as mais vantagens que teria no primeiro valor orçado(9%). Mas então fica a pergunta, seguro pra quem? Para o cliente ou para a seguradora?